Dr. Paulo Sérgio Mazzini da Cunha, proeminente psiquiatra, professor universitário, membro efetivo da Irmandade da Sol, nosso irmão-amigo de muitos anos.
No passado, era conhecido como Paulo Patrulheiro pois foi o primeiro de nossos conhecidos a ser sorteado e ganhar o uniforme completo dos Patrulheiros Toddy, ídolos de nossa infância.
Amigo-irmão de Paulo César Conduru Fernandes, estavam sempre juntos, principalmente nas férias em Mosqueiro (aqui com Lucinha Conduru, Sônia, Marli além do Paulo César).
Desde aquela época já demonstrava o dom da elegância (aqui com Renato Conduru, Sônia e Marli).
Formou-se e mudou de ares, indo residir em Porto Alegre. Com sua competência conseguia reunir num mesmo time (que não se sabe que esporte praticava) homens e mulheres, gremistas e colorados. O cara é bom mesmo!
Mas, ainda na juventude, a convite do tio Zeca (JMConduru, meu pai), conheceu e se encantou pelo Maicuru, barco a motor do Instituto Agronômico do Norte. Atendendo ao convite do tio Zeca, aceitou viajar pelo Baixo Amazonas conhecendo, a bordo do BM Maicuru, algumas estações experimentais do IAN.
Nesse time, estavam Paulo Cesar Conduru Fernandes, Braz Neiva e eu (claro!).
No Moju, Paulo Mazzini, Braz, eu e João Augusto Ribeiro da Silva (Gugu).
Em Monte Alegre, de novo com Paulo César, Braz e eu, Paulo Mazzini também teve oportunidade de conviver com o Odilon, engenheiro agrônomo do IAN e campeão paraense de remo na modalidade single-skiff. Um grande amigo feito na viagem.
Em Maicuru, principal estação experimental de Búfalos no Baixo Amazonas, foram muitas as diversões que, infelizmente, acabaram em Santarém, quando retornamos de avião haja vista que o ano escolar iria começar em seguida.
A viagem foi ótima. As lembranças, inesquecíveis.
Mas é curioso ver que mesmo lá atrás, no passado, já havia uma grande amizade entre um futuro brilhante psiquiatra e um potencial futuro paciente: EU! (rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs).