Daí a colecionar fotos e publicações antigas foi um pulo!
A internet têm me permitido acumular centenas de fotografias desses prédios e monumentos antigos. A esmagadora maioria não tenho qualquer noção da autoria, mas como já estão na rede mundial há algum tempo, principalmente no Facebook, acabaram tornando-as de domínio público pelo menos quanto ao acesso democrático à captura e visualização dessas fotografias.
Nas muitas ótimas conversas com o Bob Menezes, ele nos fazia ver a importância de ter um blog (este aqui existe por inspiração no blog dele) e de elaborar projetos fotográficos para alcançar metas ou pequenas ambições pessoais de apresentar nossas fotografias seja nesse blog seja para presentear amigos, satisfação pessoal e etc. Opa! aqui não entra qualquer ambição pecuniária.
Ainda reluto em participar de qualquer evento fotográfico, de exposições a concursos, embora seja frequentador assíduo através de leituras ou visitas aos trabalhos expostos por amigos ou desconhecidos, dependendo da oportunidade em que se apresentam.
Voltando ao tema de se ter um determinado projeto, passei a ter alguns. Mas um que me intrigava e estimulava já acontece discretamente na internet, que é a oportunidade de apresentar uma fotografia antiga e apresenta-la no momento atual, mostrando as notáveis alterações ocorridas no entorno desses prédios e monumentos.
Daí surgiu o Projeto Belém Ontem & Hoje. Num primeiro momento, a idéia era repetir a fotografia antiga em tempos atuais utilizando ângulo e distância focal o mais próximo possível da matriz. Depois passamos a discutir se seriam P&B ou coloridas, condições de luz e etc. Logo percebi que se ficasse buscando a exata semelhança o projeto jamais sairia do papel.
Aí juntei cerca de oitenta (80) fotografias antigas - Belém Ontem - e busquei no meu acervo (chic!) aquelas semelhantes. Em vários casos fiz novas fotografias, alguns cortes e deixei as fotografias atuais - Belém Hoje - coloridas mesmo e apresentando uma situação bastante semelhante à imagem comparada.
Então, a partir de hoje, apresento essas fotos que selecionei neste projeto que denominei Belém Ontem & Hoje. Que os treze (13) aproveitem. Atenção! não estão incluídos entre meus fiéis seguidores: minha mãe, irmãos, filhos, esposa, sobrinhos, tios, primos, compadres e comadres pois esses têm a obrigação de ver e me incentivar (rsrsrs!). Aproveitem!
Confluência da Av. Generalíssimo Deodoro com Rua Antonio Barreto.
Rua Oliveira Belo, vista da esquina com Av. Generalíssimo Deodoro.
Mercado do Ver-o-peso.
Residência do Governador Augusto Montenegro, hoje Museu da UFPA.
Hospital da Beneficência Portuguesa, vista da esquina da Rua João Balbi, com a Av. Generalíssimo Deodoro.
Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
Av. Alcindo Cacela, esquina com Av. Gentil Bittencourt.
Vista da Praça Justo Chermont e Av. Nazaré desde a esquina com a Av. Generalíssimo Deodoro.